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As novas formas de aprendizagem



A nova realidade da sociedade em rede está a transformar a educação. As práticas educativas e pedagógicas sofreram alterações, mas, sobretudo mudamos a forma como pensamos a função social da educação. A sociedade em rede está a contribuir para recuperar a antiga dimensão comunitária da aprendizagem, permitindo novas formas de auto-formação. 

Muitos autores defendem que o modelo de educação atual, baseado no ensino presencial, está esgotado pois foi pensado para uma realidade diferente daquela em que vivemos. Defendem que tecnologia “afecta profundamente a nossa forma de trabalhar, colaborar, comunicar e continuar a progredir" (García, et al., 2010, p. 4). Propõem o abandono dos modelos tradicionalistas e a aposta noutros que invistam na personalização da educação e valorização das diferenças, algo que não foi feito no passado.

Um aspeto importante da revolução tecnológica, e seu reflexo na nossa sociedade, são as formas abertas e massivas de aprendizagem. Os paradigmas da educação estão a mudar e deparamo-nos com novos modelos educativos a emergir e a assumir uma nova importância e interesse, nomeadamente os modelos que privilegiam a aprendizagem mediada pelo online.

Estas ideias aplicam-se às novas formas de distribuição do conhecimento e aos novos caminhos para a educação aberta, que incorporam no seu espírito a pedagogia da colaboração entre as diversas experiências dos participantes, partilhadas no mesmo ambiente de aprendizagem. Tal possibilita-nos promover e construir novos saberes de forma cooperativa e colaborativa.