- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Um novo paradigma social



A revolução tecnológica fez emergir um novo paradigma social, descrito por Castells (2011) como “sociedade em rede”, alicerçado no poder da informação. Habitamos uma sociedade e num tempo onde a informação circula intensamente, que está em permanente mutação, e onde o conhecimento é um recurso sempre em reconstrução e expansão.

Uma sociedade globalizada, estruturada segundo redes mediadas pela tecnologia, sem fronteiras geográficas e temporais nas quais todos podem aceder a “plataformas relacionais adequadas à coparticipação (…) que estimula as relações, os compartilhamentos e as trocas (...) entre quem esteja disponível para entrar em interação”(Santos & Petersen, 2014, p. 85).

Estamos numa nova era, que nos oferece múltiplas possibilidades de aprender, independentemente do espaço e do tempo, onde a escola (local eleito para o ensino no passado) neste novo paradigma perde exclusividade na construção do conhecimento. Assistimos a uma disseminação da aprendizagem através das novas estruturas da sociedade, oferecendo aos indivíduos novas formas de aprenderem e de evoluírem ao longo da vida.

Este panorama leva-nos a abordar alguns aspetos relacionados com a sociedade em rede para percebermos melhor o contexto macro em que este projeto reporta.

  A Sociedade em Rede