- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Filomena Pestana

As redes sociais como Personal Learning Environments

Numa sociedade cada vez mais complexa em que o conhecimento enquanto matéria-prima se sedimenta, as TIC em geral e as redes sociais em particular permitem a concretização de espaços onde diariamente interagimos online, seja com o intuito de entretenimento, de trabalho ou de aprendizagem.

Neste caso importa destacar o impacte da rede potenciado pelo software social, que se reflete na forma como nos relacionamos com a aprendizagem. Também a facilidade de acesso e produção na rede torna-se um elemento potenciador do seu desenvolvimento, para além da atratividade que proporciona.

É neste âmbito que emerge o Ambiente Pessoal de Aprendizagem que na língua inglesa se designa por Personal Learning Environment.
lJordi Adell, https://goo.gl/982WV1, [08 de maio de 2017]
O diagrama do Professor Jordi Adell traduz a forma como os residentes nas redes, considerando a nomenclatura de David White por contraponto à de Prensky, aprendem.

A web é, nos dias de hoje, um campo fértil de ferramentas e recursos que em conjunto com as pessoas com quem cada um de nós interage permite a aprendizagem de que salientamos a Aprendizagem ao Longo da Vida. Sem margem para dúvida as redes sociais permitem concretizar aprendizagens, nomeadamente o Facebook é uma das redes que o possibilita.

Não poderia concluir sem antes dar conta de um projeto controverso – a Wikipédia – que vem demonstrar que as redes também podem ser sinónimo de uma utopia que pode ser alcançada. Desafio-vos, então, a descobrir “How a bunch of nobodies created the world’s greatest encyclopedia” (Lih, 2009).

Lih, A. (2009). The Wikipedia Revolution. How a bunch of nobodies created the world’s greatest encyclopedia. Great Britain: Aurum Press.



Maria Filomena Pestana
Gestora de Formação e Investigadora no LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning
Formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação.
Licenciada em Educação (Pedagogia Social e da Formação)
Mestre em Pedagogia do eLearning e Mestre em Supervisão Pedagógica
Doutora em Educação a Distância e eLearning
Pós-doutorada em educação a distância e elearning
Redes Sociais: www.facebook.com/mariafilomena.pestana

_____
Páginas relacionadas com este assunto:
Na rede  |  Consultório  |  Conselhos  |   Biblioteca  |   Sorrindo