- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

O Homem, a sociedade e as redes



O ser humano é uma construção das redes sociais que o rodeia. Ao longo da sua evolução, o homem apercebeu-se que a interação social lhe proporcionava a sobrevivência e o domínio do mundo envolvente. Assim, a sociedade é constituída por indivíduos e instituições, em atuação em várias esferas quer a nível local como global, e que traz no seu âmago a intenção de promover a coexistência dos seus interesses em convergência com seus pares na busca e potencialização da melhoria da qualidade de vida, nas suas dimensões social, política e económica. 

Castells (2011) dá uma contribuição importante para a compreensão da nossa sociedade globalizada e articulada em rede pela relação entre o fluxo das informações existentes e os avanços tecnológicos. Segundo o autor, este paradigma tecnológico caracteriza-se pela busca constante de ligações em rede, que são cada vez mais intrínsecas, gerando por sua vez novos cruzamentos científicos e novos objetos de estudo. Tornando-se, assim, num pilar proativo na construção de novos conhecimentos. 

Neste contexto surge um novo tipo de organização social, a sociedade em rede, mediada pela tecnologia, “potencializando essa tendência [do indivíduo se realizar como ser soci-al] e alterando completamente as possibilidades de comunicação” (Vermelho, Velho, Bonkovoski, & Pirola, 2014, p. 186). Assistimos assim a um enriquecimento das nossas interações fruto da integração das novas tecnologias pela sociedade.