- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Reflexão sobre o desemprego e a sociabilidade



As dificuldades encontradas no desemprego, além das de caráter financeiro, começam pelo distanciamento físico e podem chegar a situações de isolamento e à exclusão social. 
Para uma pessoa em situação de desemprego é fundamental continuar a criar e gerir as suas redes de sociabilidade. Estudos recentes, citados por Duarte (1998), constatam que são inúmeros os casos de reinserção profissional que se devem, sobretudo, “à mobilização de recursos pessoais e relacionais” (p. 302). 

Os recursos disponibilizados pela internet, como é o caso do Facebook, oferecem novas oportunidades para a sociabilidade em situações de desemprego. Reduzem a distância física que passa a separar as pessoas das suas antigas redes, permitem gerir e produzir novas interações sociais, e até possibilitam criar novas redes de sociabilidade. 
Tal pode contribuir para a integração social das pessoas em situação de desemprego, combater a seu sentimento de exclusão social e promover procura ativa de emprego, além ser um meio de aumentar a sua empregabilidade.