- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

João Pinto

Perfis e pegadas digitais

“A vida é uma performance: tanto online como presencialmente”
Life is a performance, online and face-to-face

Ao vivermos e relacionarmo-nos com os que nos rodeiam assumimos comportamentos diferentes. A forma como nos vestimos e falamos pode ser escolhida para transmitir uma determinada impressão. Logo, a forma como construímos a nossa identidade digital (perfil) e como participamos online define a ideia que os outros farão de nós. Isto é algo que devemos fazer com algum cuidado e um determinado objetivo.


Devemos estar conscientes que ao vivermos digitalmente deixamos uma “impressão” marcando a influência das nossas participações e a ideia com que os outros ficam acerca de nós: o nosso perfil e a nossa pegada digital. Podemos aprender muito sobre as pessoas analisando os seus perfis e o que publicam.
Um dos efeitos que o Facebook tem em muitos de nós é a forma como está a transformar alguns aspetos da nossa vida social, que até aqui tínhamos considerado mais “abstratos” e do domínio privado, mas que agora tornamos mais “concretos” e públicos. De facto, o Facebook permite-nos publicar informações, que antigamente eram orais e efémeras, em formatos facilmente pesquisáveis, partilháveis, difíceis de apagar (ao contrário do que muitos estão convencidos). Isto tornou-as permanentes, quase imortais, com todas as vantagens e perigos inerentes.
Ao colocarmos informações na internet, estamos a construir a nossa “pegada digital”. Ao escolher determinadas características para a identidade, estamos a definir o nosso “perfil digital”. As pegadas digitais e os perfis digitais, juntamente com uma participação consciente e coerente nas redes sociais, aumentam a nossa notoriedade, valorizam-nos e potenciam a nossa presença social. A internet tornou-se um lugar social… e o Facebook é apenas uma das “esquinas” deste novo mundo.

Cada um de nós não deve esquecer que a maneira como usamos as redes sociais influencia a forma como os outros nos conhecem. 
Vamos utilizar o mundo das redes sociais para a nossa vantagem!



João Pinto
www.facebook.com/joaopinto04
Licenciado em Educação e pós-graduado em Pedagogia do Elearning.
Tem formação em Informática de Gestão e é certificado pela Microsoft como MOS (Microsoft Office Specialist) e pela ECDL / ICDL.
É formador de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de adultos) e participa em vários projetos educacionais destinados a adultos em situação de desemprego.

_____
Páginas relacionadas com este assunto:
Na rede  |  Consultório  |  Conselhos  |   Biblioteca  |   Sorrindo