- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

A vida online



A internet aumenta o capital social e devem ser desenvolvidas ferramentas, como por exemplo os produtos deste projeto, que nos auxiliem a viver nestas complexas e omnipresentes redes sociais.

A tecnologia colocou-nos no centro do mundo digital e atribuímo-nos um poder que nunca antes experienciamos. Isto requer um grande esforço para uma adaptação de sucesso a um mundo em permanente movimento, onde as regras e habilidades mudam rapidamente. Assim o conhecimento que detemos sobre a rede onde nos movimentamos é essencial para a integração ou alienação nela, para o enriquecimento pessoal e coletivo.

Saber estar online é, sobretudo, saber interagir. Para tal (Lana, 2009) ”toda e qualquer comunicação deveria seguir alguns princípios” (p. 70), os quais enunciamos a seguir:
  • Comunicar colocando-se no lugar do outro;
  • Comunicar de forma a deixar boas memórias, partilhando conteúdos que os outros tenham vontade de partilhar;
  • Conhecer a quem nos dirigimos a fim de comunicar melhor;
  • Expor a si mesmo e conhecer o próximo antes de exprimir um pensamento, quando possível, ajuda a criar reciprocidade;
  • Partilhar boas ideias que não coloquem em causa o bem comum;
  • Ter sempre em conta que o que importa são as pessoas e não as estruturas digitais que gerem as redes. São as pessoas que colocam os conteúdos capazes de gerar reciprocidade, confiança e cooperação que propiciam o crescimento das redes.
Entendemos estes princípios como orientações para o desenvolvimento de novas habilidades necessárias aos estilos de vida online, para os quais este projeto pretende contribuir.

  As Redes Sociais    
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO: