- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

A nossa vida e as redes




Integramos um mundo dominado por redes e só agora começamos a perceber como as redes nos afetam. A nossa vida social e os nossos comportamentos podem ser influenciados por pessoas que não conhecemos, mas que são amigos dos amigos dos nossos amigos nas redes sociais, da mesma forma que somos influenciados pelas pessoas que conhece-mos diretamente.

É neste cenário que Recuero (2009) define rede social como “um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas ligações (interações ou laços sociais)“ (p. 24). Neste sentido, “é um conjunto de pessoas e das ligações que as unem” (Hoffman & Casnocha, 2014, p. 10).

O advento da Internet trouxe diversas mudanças para a sociedade. Entre essas mudanças, temos algumas fundamentais. A mais significativa, para a temática deste projeto, são a possibilidade de expressão e sociabilização através das ferramentas de comunicação mediada pelos computadores. Assim, as novas ferramentas Web proporcionaram que as pessoas possam construir-se, interagir e comunicar com outras deixando rastos que permitem o reconhecimento dos padrões das suas interações e a visualização da sua presença nas redes sociais.

É que, “o ser humano é, antes de tudo um ser social” (Vermelho, Velho, Bonkovoski, & Pirola, 2014, p. 186) e o ambiente digital, segundo estes autores, vem potencializar esta tendência e permitir “estender e ampliar o alcance das redes sociais tradicionais para tornar possíveis novas formas de sociabilidade”  (Rheingold, 2012, p. 192). 
Este cenário mostra que as redes sociais, nomeadamente as digitais, são um campo de estudo complexo que não pode ser tratado superficialmente. É neste sentido vamos abordar algumas particularidades que achamos mais relevantes para este projeto.

  As Redes Sociais    
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO:
A nossa vida e as redes | A vida online | Reflexão as Redes Sociais