- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Reflexão as Redes Sociais



As pessoas que estão presentes numa rede na qual participam, seja comentando uma publicação, partilhando conteúdos, participando numa comunidade virtual ou outras formas de contribuir para a cultura online (cultura participativa), veem-se como cidadãos ativos, contribuintes da inteligência coletiva e não apenas como meros consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros.

No entanto, as redes sociais só dão poder às pessoas que aprendem como usá-las, e representam um perigo para aquelas que não sabem o que estão a fazer. É extremamente fácil encontrar perfis e informações falsas, visualizar conteúdos ofensivos, prestar atenção ao redundante em vez do que é essencial, e muitos outros perigos. Porém, achamos que estas situações representam riscos apenas para um utilizador não treinado.

Aquelas pessoas que não possuem as literacias fundamentais correm riscos de caírem em muitas armadilhas. Muitas delas acedem à internet e utilizam as redes sociais sem a menor ideia como procurar as informações relevantes, verificar a sua veracidade e partilhar o conhecimento de forma construtiva. Assim, como na vida real aprendemos quais os lugares que deveremos frequentar, como nos devemos comportar e o quê e como o po-demos fazer, na Internet também devemos adotar a mesma postura.

  As Redes Sociais    
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO: