- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Reflexão sobre a Sociedade em Rede



Analisamos que vivemos no contexto de uma sociedade em rede, mediada pela tecnologia, e onde emergem fenómenos como a cibercultura e a cultura participatória. Esta realidade também tem aplicações na forma como a aprendizagem é realizada.

A educação deverá, assim, considerar novos rumos, estratégias e metodologias, para que possa responder às necessidades dos indivíduos e instituições que integram numa sociedade em constante mudança, e onde a informação (o seu acesso e a sua utilização) se tornou um bem vital para o sucesso e sobrevivência. 
Neste cenário, é essencial garantir a democratização do acesso aos mais recentes meios de procura, pesquisa, armazenamento, gestão e partilha de informação para que possa-mos construir uma sociedade mais equitativa. 

Mas também é importante que os indivíduos possam desenvolver competências e habilidades para transformar essa informação em conhecimento e em novas competências, para que se possa desenvolver o gosto pela aprendizagem ao longo da vida.
Assim, as novas formas de educação e de aprendizagem, numa sociedade em rede, tendem para a relevância das comunidades de aprendizagem de pessoas, ligadas com outras pessoas e instituições, interagindo livremente em rede e compartilhando objetivos/experiências/vivências de aprendizagem e, cada vez menos para instituições burocráticas, fechadas sobre si mesmo e voltadas apenas para o ensino.

Depois analisarmos os aspetos da sociedade em rede que julgamos mais centrais para este projeto, é importante fazer o mesmo quanto às redes sociais com o objetivo de melhor perceber como os dois temas se relacionam.

  A Sociedade em Rede  
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO: