- Espaço de apoio à utilização do Facebook por pessoas em situação de desemprego -

Globalização e o Facebook




A globalização da nossa sociedade torna o mundo cada vez mais pequeno e as pessoas vão ficando mais próximas umas das outras. Assim, o Facebook surge como ferramenta fundamental porque o seu “modelo focaliza seres humanos reais” (Kirkpatrick, 2011, p. 356), o que permite às pessoas tomarem-se amigas e construir relações, não só a partir de contextos de vida offline, mas também em ambientes online e a distância. Neste sentido, a globalização não significa ser amigo de toda a agente, mas de certa forma significa “que se está aberto a mais pessoas em muitos mais contextos do que aqueles que existiam anteriormente” (idem).

Na idealização deste projeto tivemos em conta os factos da atualidade que “contrariam os ciber-pessimistas que advogam que o uso da Internet contribui para a diminuição do capital social dos indivíduos, isolando-os” (Amante, 2014, p. 34), pois as interações reali-zadas através das redes sociais, como o Facebook, “não afastam necessariamente as pessoas do seu mundo offline, mas podem ser usadas para apoiar e/ou incrementar relações pré-existentes, mantendo as pessoas em contacto”(idem).

Torna-se assim fundamental a existência de espaços, como o do presente projeto, que auxiliem e promovam uma utilização correta do Facebook, como forma de enriquecer a nossa presença online e daí extrair as devidas vantagens competitivas.


  O Facebook  
OUTROS TÓPICOS SOBRE ESTE ASSUNTO: